21/07/2015

Resenha: Depois daquela viagem

 
  • Titulo: Depois daquela viagem
  • Autor: Valéria Piassa
  • Editora: Editora Ática
  • Ano:1998
  • Páginas: 279
Sinopse-  No tom colonial próprio dos jovens, Valéria relata com bom humor e descontração as farras com a turma de amigos, na dúvida entre "ficar" ou namorar, o despertar da sexualidade, a angústia diante do vestibular e muitas outras coisas que atormentam qualquer adolescente. Tudo isso seria perfeitamente natural se não fosse por um pequeno detalhe que iria fazer uma enorme diferença: Valéria contraiu AIDS aos 16 anos porque, segundo ela mesma, "transei sem camisinha".
...

Minha tia me entregou esse livro e disse que foi o primeiro livro que leu quando adolescente,  e que foi um dos melhores livros de toda sua vida, pois lhe trouxe grandes aprendizados. E disso não tenho duvidas, pois pode não ser o melhor, mas é um dos melhores.


Como diz na sinopse a cima, Valéria Piassa Polizzi foi contaminada com o vírus da AIDS logo após ter relações sexuais sem camisinha  com seu namorado. E apenas dois anos depois do termino do namorou descobriu ter HIV.

Um livro fácil e rápido de se ler, um tipo de história que fluí e faz o leitor ansiar pelas paginas finais. O livro Depois Daquela Viagem, é um livro totalmente diferente dos que eu já li. Valéria ficava muito revoltada, e ficava sem entender como iria viver com aquela doença. Ela não conseguia pensar em nada de bom, pois sempre que pensava no trabalho, em alguma profissão, algo em sua cabeça dizia: "Pra que isso? Você vai morrer mesmo."

O livro se trata da verdadeira história de Váleria,  uma historia comovente e arrebatadora, que nos mostra  outras maneiras de ver o mundo, Uma maneira que eu jamais veria um dia. Cada pagina virada deixava a sensação de um novo aprendizado.Também me surpreendi com a força da personagem principal, com o amor familiar descrito nessas páginas, e com a bela mensagem deixada pela autora.
 É uma história de superação e uma lição de vida. Espero que leiam esse livro e o amem tanto quanto eu o amei 

 "Só então eu me dei conta de que, em vez de ficar tentando formar ideias a respeito dos outros com base nesses pré-conceitos (a maioria furados), eu deveria simplesmente prestar atenção no que aquela pessoa tinha a me dizer. O que ela, como ser humano, tinha lá dentro de si. E foi então que eu descobri coisas maravilhosas. Algumas até que jamais imaginei encontrar. Descobri uma coisa triste também. Quantas pessoas eu havia deixado de conhecer, quantas coisas eu havia deixado de aprender por causa desses malditos preconceitos?"

"Às vezes, acontecem coisas na vida da gente que nos fazem desacreditar de tudo. Desacreditar da própria vida, do amor e dos seres humanos. Mas é pra isso que existem os anjos, pra nos fazerem reacreditar em tudo e continuar vivendo."

Deixem um comentário aqui embaixo sobre o que achou. Espero que tenham gostado da resenha.
   
Beijokas e até a próxima <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário