15/05/2015

Resenha: Água para Elefantes

  • Titulo: Water for Elephants
  • Autor: Sara Gruen
  • Ano: 2011
  • Editora: Arqueiro Ltda
  • Paginas:  272

 Sinopse- Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora. 
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. 
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. 
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo. 
Água para Elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.
...
 Narrada por Jacob de 90 ou 93 anos, que vive em uma casa de apoio a idosos (famoso asilo com nome bonito) e que nunca contou sua história para ninguém. que com a chegada de um circo ao lado de onde ele vive o faz reviver o seu passado...

Jacob  tem vinte e três anos e é um jovem estudante de veterinária. Em seu último dia de faculdade – quando está prestes a fazer as provas finais – recebe a notícia de que seus pais faleceram em um acidente de carro. Como se esse acontecimento não bastasse, ele ainda descobre que todos os bens de seus pais foram confiscados pelo banco devido a dívidas que não foram pagas. O dinheiro das dívidas foi usado em sua faculdade, para que ele se formasse e exercesse a profissão de veterinário ao lado de seu pai em sua clínica. se vendo completamente perdido e sozinho no mundo.  Jacob decide abandonar a faculdade e começar uma nova vida em outro lugar. Durante sua caminhada, ele vê um trem em movimento e – com muito esforço – consegue entrar em um dos vagões. Entretanto, esse não é um trem qualquer. É o trem do Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. O que ele não sabia é que esse trem marcaria sua vida para sempre.

Antes de ser jogado para fora do trem em movimento, ele recebe a ajuda de Camel – um homem idoso que tem problemas com bebida – e consegue passar a noite em um vagão. No dia seguinte ele vai conversar com o dono do circo – Tio Al – e diretor eqüestre – August. Apesar de enfrentar dificuldades, após confessar que iria se formar em veterinária, ele consegue um lugar no vagão de Kinko – um palhaço anão que só é chamado de Walter pelos amigos – e passa a trabalhar como veterinário do circo. Ao andar pelo circo, ele conhece Marlena. Uma mulher encantadora e que ama os animais. Mas para a sua infelicidade, ela é casada com August. Em poucos meses Jacob descobre a verdadeira realidade de um circo e em como as aparências podem enganar.  
"- Acho que é melhor você ir embora agora.

Eu a encaro por alguns segundos.

- Por favor - diz ela, sem levantar os olhos.

E então eu saio, embora todo o meu corpo grite contra isso."
August é paranoico em relação à Marlena – sua mulher – e tem o humor instável. Tio Al vive em função do dinheiro e não se importa com ninguém além de si mesmo. Kinko revela-se uma boa pessoa por trás de sua máscara de insensível. Marlena – apesar de ser a estrela do circo – não é feliz. Os animais recebem alimentos em péssima qualidade e sofrem nas mãos de August. Os trabalhadores não recebem se o circo não lucra e trabalham como escravos. Desaparecimentos de pessoas no trem ocorrem durante o percurso de uma cidade a outra. Jacob está apaixonado por Marlena e Rosie – uma elefanta que é muito inteligente, apesar de se fazer de burra para algumas pessoas. Será que ele seria capaz de viver diante de tanta injustiça e crueldade? Ou o amor falaria mais alto?  

  No livro é possível ter dimensão dos desafios da velhice, da vida no circo e das surpresas da vida, que nos prega mais peças que um palhaço. E como diz na capa do livro: " A vida é o maior espetáculo da terra". A leitura está totalmente indicada! Esse livro é um daqueles que após terminar de ler você fala: "Como é gostoso ler um bom livro!". Tive essa sensação e espero que vocês tenham também (e voltem aqui para comentar o que acharam),Ok?!

Beijokas <3 

Um comentário:

  1. Oi Milly! Amei a resenha.
    Em breve lerei ele, e volto sim para comentar sobre ele aqui...
    Beijos!
    Gy | desejandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir