18/06/2015

Resenha: Eleanor & Park


  • Titulo: Eleanor e Park
  • Autor: Rainbow rowell
  • Paginas: 328
  • Editora: Novo Século
  • Ano: 2014

Sinopse-  Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.
...

Essa é a história de Eleanor e Park dois adolescentes que não se encaixam muito bem: Eleanor é ruiva, cabelos cacheados, com problemas familiares e roupas velhas que não caem bem nela. Park é metade coreano, metade americano, com seus próprios problemas em casa, apesar da família quase perfeita. E por se sentirem deslocados, os dois se aproximam, silenciosamente, com ajuda de musicas e HQs.
Eleanor não está dentro do padrão de beleza ditado pela sociedade, está entrando numa escola nova e num bairro novo, não tem uma boa relação familiar e não se sente bem no seu próprio corpo. Park também não esttá dentro do padrão de beleza da sociedade, gosta de coisas “incomuns”, não é popular e não se sente bem com as obrigações que seu pai impõe a ele.
E os dois compartilham as HQs e a música como forma de fuga da realidade e encontro dos dois. Eleanor está acostumada com o bullying e os olhares das outras pessoas e se impressiona por Park começar a tratá-la como uma pessoa comum. O relacionamento dos dois começa com isso e vai crescendo à medida em que eles passam a se conhecer melhor e a gostar um do outro por causa das diferenças e similaridades.
É um livro romântico e dramático, daqueles que vale a pena cada segundo da leitura. Infelizmente o livro acabou e eu fiquei com gostinho de quero mais.
Este livro trás a tona tantas emoções diferentes e impossíveis de descrever.
 Acima dos personagens apaixonantes, esse é um livro apaixonante. Há o bullying, rivalidade entre irmãos, um padrasto monstruoso, uma mãe que não é forte o suficiente para salvar seus filhos, um pai que não se importa, o preconceito, e enfim, a salvação através de música e quadrinhos. Rainbow soube fazer esse livro uma coisa muito especial. Você sente a realidade correndo dentro de você enquanto ler Eleanor & Park.
 Além de tudo o livro tem uma capa mega linda. Fiquei apaixonada, é simples e fantástica ao mesmo tempo.
 Leiam Eleanor & Park e vamos  conversar sobre ele. Serio!

Deixem comentários aqui !!! 

Beijokas <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário